26.11.14

Resenha Critica: "Se eu ficar" e "Pra onde ela foi"


Talvez você esteja se perguntando: “como assim uma resenha aqui? E ainda mais uma resenha critica?” É, o GM não é um blog literário, mas vocês já devem suspeitar do meu amor por leituras e livros, afinal uma pessoa que escreve e que pretende ser uma escritora, certamente tem que gostar muito de ler, não é? Se ela quer que as pessoas leiam suas coisas, ela tem que ler as coisas de outras pessoas também.

O titulo desse post pode ser de certa forma intrigante, eu não vou falar mal sobre “Se eu ficar” e muito menos de “Pra onde ela foi”, criticas não são apenas ruins e construtivas, acredito eu, acho que pode ser uma critica elogiatória (acabei de inventar isso, rs), na verdade, eu não encontrei outro titulo para isso aqui, achei que apenas “resenha” era muito cru para o que eu quero trazer para esse post. Sei que ficará extenso, mas se você chegou até aqui, não deixe de terminar, garanto que não vá se arrepender, e isso não é por mim, e sim por Gayle Formann (escritora dos livros).


ATENÇÃO: pode haver pequenos spoilers de ambos os livros.

 Aposto que você pensou: “mais uma resenha sobre esse livro”, mas essa é diferente das que você já leu, o livro e o filme podem estar se tornando um clichê (ops acho que estou pensando que nem Gayle), mas não deixe de ler apenas por isso, se está tendo toda essa repercussão é porque é realmente envolvente, dou a vocês minha palavra de crente.

Não vou dar a vocês um resumo da história, nem uma daquelas resenhas com introdução, argumento um e dois e conclusão, que contém os pontos positivos e negativos de um livro/filme, apesar de ser isso uma resenha. Vou contar a vocês o que eu senti lendo esses dois livros, e os motivos porque vocês também devem ler, como e porque me envolveram tanto.


Motivo 1 de eu ter gostado tanto:
Me identifiquei muito com a Mia, não eu não fã de música clássica, nem toco violoncelo e nem perdi minha família (ainda bem). Mas a música clássica é para Mia o que os livros são para mim, e o violoncelo para ela, o papel e a caneta para mim. O Adam com a guitarra é como o Bruno (meu nam(orando)) com a guitarra dele. E a Kim é a espécie de amiga que todas desejamos ter, é o tipo de amiga que eu espero ser.


Motivo 2:
No “se eu ficar” existe duas Mias, Como assim Lare? Bem, existe a Mia antes e a depois do acidente, a Mia que tem a família feliz e o melhor namorado, e a Mia confusa, que não sabe se vai ou se fica. Mas não pense que isso é um problema, essa coisa do livro ir para o passado e voltar para o presente não o torna nenhum pouco confuso, e sim mais envolvente.


Motivo 3:
Na minha trajetória de vida, sempre fui uma leitora voraz, apensar de quase não ter nenhum livro (triste vida), costumo dizer que sou pessoa que mais gosta de ler que menos tem livros, é que nunca deu sabe? Mas eu sempre fui uma frequentadora das bibliotecas das escolas que estudei, devorei todos os livros que julguei interessante da biblioteca da minha atual escola, e depois que isso aconteceu – até antes na verdade, li livros que minhas amigas e amigos me emprestavam, então tenho um currículo bem extenso de “Já lidos”, e posso dizer pra vocês com toda a convicção do mundo que não li nenhum livro mais envolvente que esse.


Você consegue sentir o que está escrito, tanto no “se eu ficar” com a narração de mia, mas principalmente no “pra onde ela foi” com a narração de Adam. Ambos os livros são intensos - chorei no final do primeiro -, mas o segundo supera, chorei praticamente o livro todo (as pessoas que me conhecem sabem que não é difícil me fazer chorar, mas mesmo assim), você sente o que Adam sente, e isso é sem explicação. Eu amo isso, se um dia eu consegui realmente escrever um livro, eu quero escrever desse jeito, esse jeito de fazer as pessoas sentirem o que o personagem está sentindo, é isso que tento fazer com meus textos.

Esses são aqueles tipos de livros que você não consegue parar de ler, mas ao mesmo tempo não quer chegar ao final para não acabar. É o tipo de livro que te faz mudar a visão da sua vida, não consigo explicar o porquê, só sei que ele faz esse tipo de coisa. Quando terminei de ler (li os dois em quatro dias), o sentimento que tinha no meu coração além de inexplicável era: “eu preciso escrever sobre isso”, e nunca aconteceu antes, nos outros livros eu ficava: “eu preciso escrever um livro”, e sabe? Nunca deu certo hahaha.


Agora vou ser sincera: O final de “se eu ficar” é extremamente irritante, por quê? Porque simplesmente te faz ter uma sede que só é controlada ao começar a ler o “pra onde ela foi”. Quero tranqüilizar vocês quanto ao final: Ele é estupidamente perfeito. A maioria dos livros que li – se não todos – eu sempre tive a sensação de final não sendo o final, eu sempre pensava: “não pera, não pode ter acabado, e o que aconteceu com fulando? Isso não é realmente um fim, não pode ser, eu teria feito diferente e melhor”, desculpa outros escritores, mas sim, sempre penso assim na maioria dos livros que leio, por isso que nunca faço resenhas, porque todas eu falaria que faria o final diferente, e isso é chato né? Mas foi diferente agora, eu não mudaria nada, eu não mudaria uma vírgula, acabou como deveria acabar, foi o fim que eu daria.

Eu poderia falar muito mais sobre como esses livros são ótimos, e o que significaram para mim, mas eu ficaria aqui até amanhã e provavelmente falaria mais do que deveria, se é que já não fiz isso. Mas o que eu quero saber agora é o que vocês acharam. Me contem nos comentários!

imagens: niina secrets

14 comentários

  1. Resenha muito boa, tenho muuuuita curiosidade em "se eu ficar" acho que vou gostar.

    Please, Mademoiselle

    ResponderExcluir
  2. Carambaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! Acho que essa foi a melhor resenha que eu já li, principalmente sobre esse livro. Eu li o Se eu ficar antes de sair no cinemas e amei, achei espetacular mas até hoje não li o segundo. Ele é tudo isso mesmo, eu amei a visão da Mia, as frases impactantes, os embaraços de tomar uma decisão tão difícil e muitas vezes me senti feito a Mia. Agora assiste o filme Lare, é bom demais também ♥
    Um dia quero ler um livro seu ainda, viu???? Hahahahahahah um beijão ♥♥

    www.meuolharmagico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana lê "pra onde ela foi", é sério! Consegue ser melhor do que "se eu ficar"! E MUITO OBRIGADA!!!! Você vai ler sim <3333

      Excluir
  3. Awnnn que amor imenso esse post Lare, muito mas muito muito amor depositado MESMO. Realmente você conseguiu demonstrar o que o livro significou pra você. Já li o "Se eu ficar", mas o "Pra onde ela foi" não, e com você dizendo que o final é perfeito já fiquei com mais vontade. Depois que eu ler te conto o que achei, por enquanto te digo que esse post está magnífico.

    Um beijo <3
    www.carolneumann.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn Carol <3 Leia o "pra onde ela foi" mesmo, e vem me contar simmmmm ♥

      Excluir
  4. Oi Lare. Que resenha você fez hein, realmente bem diferente de todas que já vi. Eu já estava querendo ler "Se eu Ficar" e "Pra onde ela foi" e depois da sua crítica "elogiatória" fiquei com uma vontade ainda maior de ler, nem que seja em pdf Haha
    Beijos,Teorema Adolescente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina eu li o "pra onde ela foi" num app do cel, o wattpad, e cara, não me arrependo, tu não sente o cheirinho do livro, mas vale do mesmo jeito!!

      Excluir
  5. Meninaaaaaaaaaaa, por favorrr, que resenha incrívell!!
    De verdade, apesar de detestar spoilers, a sua crítica 'elogiatória' só me deu mais vontade de ler/assistir "se eu ficar". Eu nem sabia da existência do "pra onde ela foi" hahaha
    Que o mundo saiba dessa forma de resenha, você saiu do comum e se deu muito bem, viu?!

    Beijos,
    www.cafemaisbatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aawwwwwwn! Fico feliz de ter saido do comum e ter sido algo bom, porque AMO sair do comum, e nem sempre é bem visto né?! Obrigada de verdadeee ♥

      Excluir
  6. Não me julgue, parei de ler o post quando vi: "ATENÇÃO: pode haver pequenos spoilers de ambos os livros." Mas não se preocupe, já favoritei para voltar a lê-lo quando terminar de ler o segundo livro.
    Me apaixonei por esse historia, de pois que vi o filme corri no dia seguinte para ler o livro, estou esperando a sequencia chegar ♥♥♥
    Mas eu não vim nesse post comentar, já que não o li :/, só vim me expressão um pouco... QUE blog é esse? Lare meus parabéns, estou muito encantada com ele tudo aqui é muito perfeito :) Gostei do seu jeito de escrever. ACABOU DE GANHAR UMA LEITORA FIEL hahahaha

    xx
    eternaaprendiz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAAH LINDAAAAAAAA!!!!!!!!! OBRIGADA Poxa <3333333333333

      Excluir